Os benefícios oferecidos pela Fump são para os estudantes de graduação de cursos presenciais da UFMG, regularmente matriculados e frequentes que necessitam de algum apoio para sua permanência na Universidade. 

O procedimento para solicitar a análise socioeconômica é bem simples. O estudante que preenche e reúne os documentos de forma correta recebe uma resposta em, no máximo, 30 dias. A seguir os passos para solicitar a análise socioeconômica: 


01 - Ser estudante da UFMG – A Fump é voltada exclusivamente para a assistência aos estudantes de graduação de cursos presenciais da UFMG regulamente matriculados e frequentes. 

02 - Preencher questionário socioeconômico – A solicitação da análise socioeconômica é feita pelo estudante, a partir do preenchimento do questionário. Todas as informações, como escolaridade, renda e bens do alunos e dos membros do núcleo familiar, devem ser fornecidas com total veracidade. Os estudantes podem preencher o questionário em qualquer época do ano.

03 - Reunir documentos - Após o preenchimento do questionário, a Fump enviará para o e-mail do estudante uma lista específica de documentos de acordo com as informações registradas. Exemplo: se o estudante responder que os pais são divorciados, na lista será solicitada a certidão de casamento com averbação de divórcio e o comprovante de pensão alimentícia. É necessário que os documentos sejam scaneados e salvos no formato PDF.

04 - Análise – A Fump possui uma metodologia específica de análise socioeconômica composta por um conjunto de indicadores sociais, econômicos e culturais. Alguns desses indicadores são pontuados e comporão uma expressão matemática, cujo resultado determinará o nível de classificação do estudante.

05 - Entrevista – Se houver qualquer dúvida em relação aos dados informados pelo estudante, ele será chamado para uma entrevista com um assistente social. Em alguns casos é realizada também visita domiciliar ou são solicitados documentos complementares.

06 - Resultado – O estudante recebe, por e-mail, o resultado de sua análise socieconômica. Os alunos que, no conjunto dos indicadores sociais, econômicos e culturais de seu contexto familiar, não conseguem manter suas necessidades básicas e complementares na Universidade podem ser classificados em:   

- Nível I: estudantes de família de baixa renda, cuja condição socioeconômica desfavorecida lhe restringe as oportunidades de capacitação e inclusão. Ele apresenta indícios de vulnerabilidade social caso não receba apoio para suprir suas necessidades básicas e corre risco de evasão logo no início de sua trajetória acadêmica.

- Nível II: estudante de famílias de baixa renda, cuja condição socioeconômica desfavorecida lhe dificulta a permanência na UFMG até a conclusão de seus estudos. Embora possua suporte familiar um pouco mais consistente, caso não receba apoio para suprir suas necessidades básicas, poderá ficar retido por mais tempo para a integralização do curso ou até mesmo não conseguir concluir a graduação.

- Nível III: estudante que necessita de apoio para transposição de alguns impedimentos ao bom desempenho acadêmico, amenizando, assim, as dificuldades que apresenta.

- Níveis IV-A e IV-B: esses níveis são exclusivos para acesso aos Restaurantes Universitários através de preços subsidiados e têm como critério a renda per capita do grupo familiar. Os estudantes com renda familiar até um salário mínimo per capita pagam R$ 2,00 por refeição, e são classificados no Nível IV-A. Alunos com renda familiar de um a três salários mínimos per capita desembolsam o valor de R$ 2,90 por refeição e são classificados no Nível IV-B.

 

07 - Acesso aos benefícios – Após o resultado da classificação socioeconômica o estudante acessa automaticamente os Restaurantes Universitários (RUs) com o preço reduzido conforme sua classificação socioeconômica, apresentando a carteirinha da UFMG no caixa do RU. O aluno também tem acesso imediato ao Programa de Assistência à Saúde da Fump.

Para acessar o Programa de Moradia Universitária o estudante precisa realizar sua inscrição e aguardar a seleção de vagas. Para acessar os auxílios financeiros, o aluno deve aguardar o período de manifestação de interesse em cada Programa. Em ambos os processos o aluno precisará também agendar horário de atendimento com o assistente social de referência do seu curso.


08 - Tentar outra vez - O estudante que passou por análise socioeconômica e não foi classificado pode solicitar nova análise, caso ocorra alguma alteração em seu contexto familiar. O aluno não precisa preencher novo questionário, já que seus dados estão registrados no sistema. Nesse caso o aluno deverá comparecer pessoalmente no Núcleo de Escuta na Unidade da Fump, localizada no Campus Pampulha ao lado do Restaurante Setorial II, para entrevista com o assistente social.


09 - Renovação – Por um período de no máximo dois anos, os estudantes assistidos devem renovar a análise socioeconômica. Com um mês de antecedência é enviado um e-mail para os alunos com as orientações para esse procedimento. É importante que eles atendam a convocação no prazo estipulado para que o acesso aos programas não seja prejudicado. Caso não recebam o e-mail, os estudantes devem procurar a Fump.


Acesse aqui o Questionário Socioeconômico