Segundo o artigo 4º da Resolução nº 30, de 13 de dezembro de 2007, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu, no uso de suas atribuições, que a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) é a responsável pela análise socioeconômica dos candidatos à isenção de taxa de inscrição para exames de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu.

x
Os candidatos deverão passar pelo processo de análise socioeconômica aplicado pela Fump, especificamente para obtenção da classificação socioeconômica, que subsidiará a coordenação do curso no processo de isenção de taxa.
x
Esta classificação não permitirá o acesso a qualquer outro programa oferecido por esta Instituição que são reservados aos estudantes já matriculados nos cursos de graduação e cujo acesso se inicia pelo preenchimento de outro tipo de Questionário Socioeconômico, específico para esses casos.
x
 Cabe ressaltar ainda que também é de inteira responsabilidade do candidato confirmar, junto à coordenação do curso, sua situação no que concerne à solicitação da isenção da taxa de inscrição para o exame de seleção da pós-graduação stricto sensu.  
x
Leia com cuidado e atenção cada tela do questionário socioeconômico. Após preencher cada página e seguir para a próxima não será possível alterar as informações fornecidas anteriormente.

1. Preenchimento dos Dados do Candidato e do Núcleo Familiar

A primeira página é para o preenchimento dos dados do candidato. Nessa parte é necessário preencher as informações do estudante como nome completo, estado civil, situação de trabalho, cargo/ profissão e renda devem ser informados.

Logo abaixo serão solicitados os dados de todos os membros que compõem o núcleo familiar do candidato. Dados como, nome completo, grau de parentesco, grau de instrução, situação de trabalho, cargo/ profissão e renda bruta mensal, devem ser preenchidos.

Em seguida serão solicitados os dados do(s) veículo(s) do núcleo familiar, bem como do(s) imóvel(s) pertencente(s) ao núcleo familiar (além do imóvel que serve de residência).
A Fump considera como núcleo familiar:

• Para o candidato solteiro: o próprio estudante, mãe/madrasta, pai/padrasto, filhos solteiros e irmãos solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.
• Para o candidato casado: o próprio estudante, cônjuge/companheiro e filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e do local de moradia) e outros.
• Para o candidato viúvo: o próprio estudante, filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.
• Para o candidato separado: o próprio estudante, filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.

Após o preenchimento dos dados do candidato e do núcleo familiar será solicitado, no campo específico, o nome do provedor  deste núcleo familiar. O provedor é aquela pessoa que mais contribui para o sustento da família e é considerada a referência da unidade domiciliar do núcleo familiar.
x
2. Digitalização dos documentos solicitados, conforme preenchimento do formulário

Na segunda etapa é solicitado, através do e-mail fornecido pelo candidato, as comprovações documentais de todas as informações fornecidas no questionário socioeconômico. Portanto é necessário que os documentos sejam scaneados e salvos no formato PDF.

3. Anexar todos os documentos scaneados e salvos em PDF

Para anexar a documentação no portal da Fump o candidato deve seguir o passo a passo:
•    Acesse Área do Aluno, link “questionário socioeconômico”, depois link “ver detalhes”. Clique no ícone “documentos”. Aparecerá a lista com cada documento a ser anexado. Clique na pasta “ação” para anexar o documento em PDF.

Somente após clicar em “finalizar entrega” é que será iniciado o processo de análise socioeconômica. Não é permitido o envio de documentos por e-mail.

4. Resposta da classificação

Para comprovar a sua classificação socioeconômica junto a coordenação de seu curso, o candidato deverá solicitar à Fump a declaração. 

Faça aqui o preenchimento do questionário para isenção da taxa de inscrição dos cursos de mestrado e doutorado.