05.04.2020

Atualização do atendimento da equipe de saúde da Fump em Belo Horizonte

Atualização do atendimento da equipe de saúde da Fump em Belo Horizonte - Medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19

Considerando as mudanças de protocolos de atendimento em saúde e seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, do Ministério da Saúde e do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a Fump revisou suas atividades e vem informar à comunidade universitária as seguintes alterações nas atividades da equipe de saúde:

- Médico:

Interrupção, por tempo indeterminado, do atendimento médico presencial, salvas as excep-cionalidades. A partir da publicação desta nota, a Fump autoriza o atendimento à distância pelo médico, enquanto durar o período de quarentena. O atendimento deverá ocorrer con-forme a Portaria nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020, que dispõe, em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacion-alizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância inter-nacional previstas no Art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epi-demia de COVID-19 (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996).

Sendo assim, o atendimento médico à distância será realizado para os estudantes assistidos com necessidades específicas:.
- Reavaliação médica.
- Renovação de receita médica

Como o agendamento via SINAE está cancelado, o estudante deverá enviar sua solicitação via e-mail para patricia.morais@fump.ufmg.br ou matheus.almeida@fump.ufmg.br. A solicitação também poderá ser enviada via WhatsApp para o número (31) 3409-8409.

Cada solicitação será analisada e, quando for o caso, serão informados ao estudante, por e-mail, a data e o horário da consulta. A consulta virtual ocorrerá utilizando-se a plataforma WhatsApp (vídeo chamada), no período das 9 às 12 horas.

Em situações excepcionais, a consulta poderá ser presencial, na Sede da Fump, das 9 às 12 horas, de acordo com o agendamento.

LEMBRE-SE: Para solicitação de renovação de prescrição de medicamentos de uso crônico, vencidas a partir de 01/02/2020, o estudante, que estiver com sua condição de saúde estável, sem necessidade de reavaliação médica, deverá enviar mensagem por e-mail ou WhatsApp, contendo: nome completo, número de matrícula e cópia/foto da última prescrição. A demanda será analisada pelo médico e respondida no e-mail de contato do estudante.

- Psicólogo:

Mantido, por tempo indeterminado, o atendimento psicológico à distância.O agendamento via SINAE está cancelado. Portanto, para marcar horário, o estudante deverá enviar sua solicitação via e-mail para patricia.morais@fump.ufmg.br, acrescentando nome completo e número de matrícula.

Cada solicitação será analisada e, quando for o caso, serão informados ao estudante, por e-mail, a data e o horário da consulta. A consulta virtual ocorrerá utilizando-se a plataforma WhatsApp (vídeo chamada).

- LEMBRE-SE: Em caso de sintomas gripais, como febre (temperatura > 37,5°) e tosse, falta de ar e dificuldade para respirar, encaminhe-se, o mais rápido possível, ao Centro de Saúde da sua área de abrangência (de segunda a sexta-feira) ou à UPA Centro Sul (todos os dias da semana, das 7 às 19 horas).

Essas orientações serão sempre atualizadas conforme novas diretrizes.

Belo Horizonte, 3 de abril de 2020.Comitê Local da Fump do Enfrentamento da COVID-19