24.03.2020

Atualização do funcionamento da Fump em Belo Horizonte e orientação aos estudantes assistidos

Compartilhar   

Diante da frequente atualização das recomendações relacionadas à situação de emergência mundial, o Comitê Local da Fump do Enfrentamento do COVID-19, reunido em 23 de março de 2020, seguindo as orientações do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a Fump revisou suas atividades e vem informar à comunidade universitária as seguintes alterações no funcionamento de seus setores:

 

Assistência Social

- Interrupção, por tempo indeterminado, das atividades presenciais dos assistentes sociais, na Sede da Fump, no Setor de Atendimento do campus Pampulha, na Faculdade de Letras e nas Moradias.

- Caso o assistente social precise entrar em contato com o estudante, essa comunicação será realizada por e-mail.

- LEMBRE-SE: Para os estudantes veteranos, a renovação dos auxílios financeiros com vencimento nos meses de fevereiro, março, abril e maio será feita de forma automática. Todos os benefícios serão creditados normalmente na conta corrente do estudante.

 

Saúde

- Dentista:

As atividades da equipe de saúde oral da Fump continuam suspensas, conforme determinação da Diretoria da Faculdade de Odontologia (Memorando Circular FAO UFMG/01/2020), por tempo indeterminado.

- Médico:

O atendimento médico será realizado aos estudantes assistidos com necessidades específicas:

. Reavaliação médica

. Renovação de receita médica

O agendamento via SINAE está cancelado. Portanto, o estudante deverá enviar sua solicitação via e-mail para patrícia.morais@fump.ufmg.br ou matheus.almeida@fump.ufmg.br.

Cada solicitação será analisada e, quando for o caso, agendada a consulta presencial, na sede da Fump, no período das 9 às 12 horas.

LEMBRE-SE: Para solicitação de renovação de prescrição de medicamentos de uso crônico, vencidas a partir de 01/02/2020, o estudante, que estiver com sua condição de saúde estável, sem necessidade de reavaliação médica, deverá incluir na mensagem: nome completo, número de matrícula e cópia da última prescrição. A demanda será analisada pelo médico e respondida no e-mail de contato do estudante.

 

- Psicólogo:

Interrupção, por tempo indeterminado, do atendimento psicológico presencial. Assim, está autorizado pela FUMP, a partir da publicação desta nota, o atendimento à distância pelo profissional psicólogo, enquanto durar o período de quarentena. O atendimento deverá ocorrer conforme a Resolução CFP n° 11/2028, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio tecnológico de comunicação (https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/).

O agendamento via SINAE está cancelado. Portanto, para marcar horário, o estudante deverá enviar sua solicitação via e-mail para patrícia.morais@fump.ufmg.br, acrescentando nome completo e número de matrícula.

- LEMBRE-SE: Em caso de sintomas gripais, como febre (temperatura > 37,5°) e tosse, falta de ar e dificuldade para respirar, encaminhe-se, o mais rápido possível, ao Centro de Saúde da sua área de abrangência (de segunda a sexta-feira) ou à UPA Centro Sul (todos os dias da semana, das 7 às 19 horas).

 

Essas orientações serão sempre atualizadas conforme novas diretrizes.

 

Belo Horizonte, 23 de março de 2020.

Comitê Local da FUMP do Enfrentamento do COVID-19