19.03.2020

Funcionamento Assistência Social e Saúde em Belo Horizonte

Funcionamento Fump Belo Horizonte e orientação aos estudantes assistidos - Medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Covid-19

A pandemia de Covid-19 impõe cuidados individuais e coletivos fundamentais para atenuar os impactos da doença na população, reduzir a mortalidade e a sobrecarga dos serviços de saúde do país.

Dessa forma, o Comitê Local do Enfrentamento do COVID-19, reunido em 17 de março de 2020, seguindo as orientações do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a FUMP vem informar à comunidade universitária as seguintes alterações no funcionamento de seus setores:

Assistência Social
- Fechamento, por tempo indeterminado, do Setor de Atendimento no campus Pampulha, e do atendimento na Faculdade de Letras.
- Funcionamento, em escala reduzida mínima (de 09 às 15h), da Sede da Fump por tempo indeterminado.

IMPORTANTE:
- Para os estudantes veteranos, a renovação dos auxílios financeiros com vencimento nos meses de fevereiro, março, abril e maio será feita de forma automática. Todos os benefícios serão creditados normalmente na conta corrente do estudante.
- O assistente social fará os atendimentos de acolhimento, caso necessário, de segunda a sexta-feira, dentro do horário especificado acima. Caso o assistente social precise entrar em contato com o estudante, essa comunicação será realizada por email.

Saúde
- As atividades da equipe de saúde oral da Fump estão temporariamente suspensas, conforme determinação da Diretoria da Faculdade de Odontologia (Memorando Circular FAO UFMG/01/2020), por tempo indeterminado.
- Os profissionais médico e psicólogos trabalharão em escala reduzida mínima para atendimentos de acolhimento, de 09 às 15h.

IMPORTANTE:
- Para solicitação de renovação de prescrição de medicamentos de uso crônico, vencidas a partir de 01/02/2020, o estudante que estiver com sua condição de saúde estável, sem necessidade de reavaliação médica, poderá optar por enviar e-mail para: patrícia.morais@fump.ufmg.br No e-mail devem constar: nome completo do estudante, número de matrícula e cópia da última prescrição. A demanda será analisada pelo médico e respondida no e-mail de
contato do estudante.
Caso o estudante necessite entrar em contato com o psicólogo de sua referência, deverá enviar sua demanda para o e-mail: patrícia.morais@fump.ufmg.br. Essa demanda será analisada pelo psicólogo e respondida no e-mail de contato do estudante.

- LEMBRE-SE: Em casos de FEBRE, TOSSE e DIFICULDADE PARA RESPIRAR, dirija-se diretamente ao Centro de Saúde da sua área de abrangência (de segunda a sexta-feira) ou à UPA Centro Sul (todos os dias da semana, das 7 às 19 horas).

Tão logo a situação seja normalizada, a Fump se compromete a entrar em contato com os estudantes que estavam com horário agendado, para lhes oferecer um novo horário, conforme sua disponibilidade.

Essas orientações serão sempre atualizadas conforme novas diretrizes.

Belo Horizonte, 17 de março de 2020.
Comitê Local do Enfrentamento do COVID-19