26.09.2019

Manifestação de interesse no Auxílio Material Acadêmico Especial para Estudantes com Deficiência

CHAMADA PRAE /NAI/ FUMP

PROGRAMA UFMG AUXÍLIO MATERIAL ACADÊMICO

ESPECIAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceira com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), informa que no período de 26 de setembro a 2 de outubro de 2019 estará aberta a manifestação de interesse em participar do “Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico / Especial para Estudantes com Deficiência”, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro a estudantes assistidos para aquisição de material acadêmico específico, indicado adiante, contribuindo para a realização de atividades necessárias à sua formação.

Nesta chamada Prae/NAI/Fump poderão solicitar o auxílio, exclusivamente, estudantes com deficiência, acompanhados pelo NAI, posicionados socioeconomicamente pela Fump, regularmente matriculados e frequentes em um curso de graduação presencial da UFMG, que estejam cursando a sua primeira graduação.

Nesta edição do Programa, será disponibilizado o montante de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), a ser custeado pelo Termo de Colaboração PRAE/FUMP nº 000879527/2018.

Critério:

Esta Chamada Prae/NAI/Fump é dirigida exclusivamente a estudantes com deficiência, acompanhados pelo NAI, posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio, com integralização de no máximo até 75% dos créditos do curso.

Valor do Auxílio: será disponibilizado o valor único de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Especificação de Material Acadêmico: o estudante deverá adquirir um Tablet para uso em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFMG.

Exigência: é necessário comprovar a aquisição do Tablet por meio de cópia xerográfica simples, acompanhada do original da nota fiscal em nome do estudante, dentro de 15 dias corridos após o recebimento do auxílio. Caso não seja apresentada a nota fiscal ou o estudante não utilize o recurso para o fim ao qual se destina, ele deverá reembolsar à Fump o valor concedido. Ocorrendo tal hipótese, o não reembolso acarretará a impossibilidade de novo acesso aos programas de assistência da UFMG até a regularização da situação.

Depósito: O auxílio financeiro será liberado aos estudantes selecionados por meio de depósito único em conta corrente do estudante, no Banco do Brasil ou Santander.

Estudantes que estiverem com pendência financeira junto à Fump poderão se inscrever, porém, caso contemplados, deverão regularizar sua situação até o 14 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Estudantes que não tiverem conta corrente no Banco do Brasil ou Santander, ou possuírem pendência em sua conta corrente, que impeça o depósito do auxílio, devem regularizar a situação até o 14 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Procedimentos para acessar o Programa Auxílio Material Acadêmico/Especial para Estudantes com Deficiência

Nesta edição, a liberação do auxílio ocorrerá a partir do dia 16 de outubro de 2019. Para tanto, o estudante deverá:

- Fazer inscrição no período de 26 de setembro de 2019, a partir das 19 horas, até o dia 2 de outubro de 2019, às 18 horas, neste portal;

- Os estudantes que ainda não possuem a análise socioeconômica devem concluir o processo online até no máximo dia 30 de setembro, para participarem da manifestação de interesse.

- Consultar no dia 7 de outubro de 2019 a lista dos contemplados/as nesta Chamada;

- Solicitar revisão da sua situação, caso não tenha sido contemplado por algum motivo que não tenha sido descrito no item “critérios de acesso por ordem de prioridade”, no dia 8 de outubro de 2019, através do e-mail css@fump.ufmg.br. A mensagem deve ser enviada com número de matrícula, CPF e nome completo do estudante, bem como o motivo da solicitação da revisão;

- Consultar respostas aos pedidos de revisão no dia 11 de outubro de 2019.

Data                                   Atividade

26 de setembro                  Início inscrição.

2 de outubro                       Término inscrição.

3 a 4 de outubro                  Análise das solicitações.

7 de outubro                        Divulgação dos estudantes contemplados.

8 de outubro                         Solicitação de revisão.

9 e 10 de outubro                  Análise dos pedidos de revisão.

11 de outubro                        Resposta aos pedidos de revisão.

A partir de 16 de outubro      Depósito do Auxílio (em conta corrente do estudante no Banco do Brasil ou Santander).

Condições:

Para fins de depósito do valor do auxílio, o estudante deverá:

- Estar regularmente matriculado e frequente em um curso de graduação presencial na UFMG;

- Possuir conta corrente no Banco do Brasil ou Santander, cujos dados tenham sido registrados junto à Fump.

Atenção:

Os estudantes contemplados não precisarão se dirigir à Fump para assinatura do Termo de Concessão. O auxílio será depositado diretamente na conta corrente do estudante a partir do dia 16 de outubro de 2019.

Clique aqui para manifestar interesse no Auxílio Material Acadêmico/Especial para Estudantes com Deficiência

CHAMADA PRAE /NAI/ FUMP

PROGRAMA UFMG AUXÍLIO MATERIAL ACADÊMICO

ESPECIAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Critério:

- Consultar respostas aos pedidos de revisão no dia 11 de outubro de 2019.

Atividade

Início inscrição.

Término inscrição.

3 a 4 de outubro

Análise das solicitações.

Divulgação dos estudantes contemplados.

Solicitação de revisão.

9 e 10 de outubro

Análise dos pedidos de revisão.

Resposta aos pedidos de revisão.

A partir de 16 de outubro

Condições:

Para fins de depósito do valor do auxílio, o estudante deverá:

Atenção: