25.09.2019

Aberta manifestação para o Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico

CHAMADA PRAE / FUMP

PROGRAMA UFMG AUXÍLIO MATERIAL ACADÊMICO / 2º SEM, 2019

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), informa que no período de 25 a 30 de setembro de 2019 estará aberta a manifestação de interesse em participar do “Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico”, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro a estudantes assistidos/as pela UFMG para aquisição de material acadêmico básico, contribuindo para a realização de atividades necessárias à sua formação.

Nesta edição da Chamada poderão solicitar o auxílio exclusivamente estudantes com matrícula 2019 e estudantes cursando o terceiro período do curso de Odontologia, posicionados/as socioeconomicamente pela Fump, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio, regularmente matriculados e frequentes, que estejam cursando a sua primeira graduação.

Nesta edição do Programa, será disponibilizado o montante de R$ 344.000,00 (trezentos e quarenta e quatro mil reais), a ser custeado pelo Termo de Colaboração PRAE/FUMP n. 000879527/2018.

Critérios de acesso por ordem de prioridade:

- Prioridade 1: estudantes calouros, matrícula 2019/2 (entrada no segundo semestre de 2019), que acessarão esta modalidade de auxílio pela primeira vez, posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio;

- Prioridade 2: Estudantes posicionados no nível I, II e III que estão cursando o terceiro período do curso de Odontologia, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio;

- Prioridade 3: estudantes com matrícula 2019/1 (entrada no primeiro semestre de 2019), não contemplados na Chamada Material Acadêmico realizada no primeiro semestre de 2019, e, portanto, que acessarão esta modalidade de auxílio pela primeira vez, posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem, com menor renda bruta per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio, até o limite orçamentário disponibilizado nesta edição.

O auxílio financeiro será liberado aos estudantes selecionados por meio de depósito único em conta corrente, com valores assim escalonados:

- Nível I: auxílio de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

- Nível II: auxílio de R$ 300,00 (trezentos reais).

- Nível III: auxílio de R$ 200,00 (duzentos reais).

- Estudantes do curso de Odontologia, contemplados pelo Programa, que estejam cursando regularmente o terceiro período, posicionados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, receberão auxílio de R$ 1.000,00 (mil reais).

Estudantes que estiverem com pendência financeira na Fump poderão se inscrever, porém, caso contemplados, deverão regularizar a situação até o dia 10 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Estudantes assistidos que não tiverem conta corrente nos bancos do Brasil ou Santander, ou possuírem pendência em sua conta corrente, que impeça o depósito do auxílio, devem regularizar a situação até o dia 10 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Procedimentos para acessar o Programa Auxílio Material Acadêmico

Nesta edição, a liberação do auxílio ocorrerá a partir do dia 15 de outubro de 2019. Para tanto, o estudante deverá:

- Fazer inscrição no período de 25 de setembro de 2019, a partir das 19 horas, até o dia 30 de setembro de 2019, às 18 horas, neste portal;

- Consultar no dia 4 de outubro de 2019 a lista dos contemplados/as nesta Chamada;

- Solicitar revisão da sua situação, caso não tenha sido contemplado por algum motivo que não tenha sido descrito no item “critérios de acesso por ordem de prioridade”, no dia 7 de outubro de 2019, através do e-mail css@fump.ufmg.br. A mensagem deve ser enviada com número de matrícula, CPF e nome completo do estudante, bem como o motivo da solicitação da revisão;

- Consultar respostas aos pedidos de revisão no dia 9 de outubro de 2019.

Atividade

Início inscrição.

Término inscrição.

De 1º a 4 de outubro

Análise das solicitações.

Divulgação dos estudantes contemplados.

Solicitação de revisão.

8 e 9 de outubro

Análise dos pedidos de revisão.

Resposta aos pedidos de revisão.

A partir de 15 de outubro

Depósito do Auxílio (em conta corrente do estudante no Banco do Brasil ou Santander).

Condições:

Para fins de depósito do valor do auxílio, o estudante deverá:

- estar regularmente matriculado e frequente em um curso de graduação presencial na UFMG;

- possuir conta corrente no Banco do Brasil ou Santander, cujos dados tenham sido registrados junto à Fump.

Importante: serão considerados para fins de depósito do valor do Auxílio a validade do estudo socioeconômico do/a estudante, o seu nível socioeconômico e a inexistência de pendências financeiras com a Fump.

Atenção:

a)    estudantes contemplados não precisarão se dirigir à Fump para assinatura do Termo de Concessão. O auxílio será depositado diretamente na conta corrente do estudante a partir do dia 15 de outubro de 2019.

b)     estudantes com deficiência, acompanhados pelo NAI, devem aguardar a publicação, em breve, da Chamada para a manifestação de interesse no “Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico / Especial para Estudantes com deficiência”.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)

CLIQUE AQUI para manifestar interesse no Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico.