12.02.2019

Manifestação de interesse em participar do Programa Viver UFMG / Projeto Travessia 2019/1

Compartilhar   

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG (PRAE), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), torna pública a presente Chamada para a manifestação de estudantes com interesse em participar do Programa Viver UFMG/ Projeto Travessia, durante o 1° semestre de 2019, nos termos deste instrumento.

 

I – Contexto do Programa Viver UFMG e do Projeto Travessia

O Programa Viver UFMG está organizado para oferecer a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica orientações e encaminhamentos estruturantes para a sua vida universitária, ao longo de toda a sua formação acadêmica, já desde o seu ingresso na UFMG, com o registro e a matrícula, quando são apresentados aos cursos e às unidades acadêmicas, até a obtenção de seu diploma profissional. Trata-se de um programa permanente de hospitalidade de estudantes, e de sociabilidade entre eles e elas. Todo o programa é constituído por mais de um projeto.  O Programa Viver UFMG é composto por diversos projetos, incluindo o Projeto Travessia. Esse projeto oferece uma série de ações oferecidas a estudantes assistidos ao longo de todo o percurso acadêmico para contribuir em sua permanência: ações de apoio acadêmico à imersão acadêmica (tutorias e monitorias acadêmicas para estudantes assistidos); chamadas públicas para apoio a projetos culturais, esportivos e de lazer apresentados por estudantes assistidos pela UFMG, detalhadas abaixo:

 a) Ação Bem-estar de Estudantes: conjunto de ações para contribuir para a sociabilidade entre estudantes assistidos, e deles(as) com a comunidade, também para a sua estabilidade emocional, almejando a permanência na vida acadêmica: núcleos de escuta, ações de acolhimento, acompanhamento e orientação a estudantes (com pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros profissionais).

b) Ação Atividades Culturais: apoio à realização de atividades de natureza cultural, esportiva e de lazer por estudantes assistidos, nas moradias e em outros espaços de convivência da UFMG.

Diante do exposto os(as) estudantes interessados(as) nesta Chamada participarão do processo de seleção do Projeto Travessia, um dos projetos que compõe o Programa Viver UFMG.

 

II – Critério para participação na Chamada

Poderão apresentar sua manifestação de interesse em ocupar uma vaga de estagiário(a) os(as) estudantes posicionados nos níveis I, II ou III da avaliação socioeconômica da FUMP, regularmente matriculados e frequentes em um curso de graduação presencial nos campi da UFMG em Belo Horizonte.

 

III - Critérios de acesso

Estudantes posicionados socioeconomicamente nos níveis I, II e III e que tenham concluído, no mínimo, o 3º período de seu curso de graduação, prioritariamente da área de Ciências Humanas.

 

IV – Período e local da manifestação de interesse

A manifestação de interesse dos e das estudantes que atendem ao critério definido no item III dessa Chamada será realizada no período de 12 de fevereiro a 19 de fevereiro de 2019, até às 17 horas, exclusivamente no link do formulário próprio.

No ato da inscrição, o(a) estudante deverá redigir uma Carta de Intenção, no espaço próprio do formulário, apresentando suas motivações para participar do Programa Viver UFMG/Projeto Travessia.

A manifestação de interesse nesta Chamada não é garantia de acesso à vaga de estagiário(a) para atuação no Programa Viver UFMG/Projeto Travessia.

 

V – Perfil do Estagiário(a)

Os(as) estagiários(as) que atuarão no Programa Viver UFMG/Projeto Travessia da UFMG devem ter responsabilidade, comprometimento, pontualidade, cordialidade, proatividade, ser comunicativo(a),  apresentar boa redação, ter noções de produção de eventos e apreço por trabalhar em equipe e com o acolhimento de jovens.

 

VI – Número de Vagas ofertadas

São ofertadas 05 (cinco) vagas de Estágio para o Programa Viver UFMG/Projeto Travessia.

 

VII – Período e carga horária de dedicação ao Estágio:

O Estágio acontecerá no período de 22 de fevereiro a 06 de julho de 2019, que constitui o primeiro semestre acadêmico da UFMG. O(a) estagiário(a) deverá cumprir a carga horária de 12h semanais na realização das atividades apresentadas no item VIII.

 

 VIII - Especificação das atividades do(a) Estagiário(a)

  • - Atendimento pessoal e acolhimento de estudantes e comunidade universitária no Espaço de Acolhimento e Informações Viver UFMG localizado na praça de serviços do Campus Pampulha da UFMG;
  • - Atendimento pessoal e acolhimento de estudantes e comunidade universitária nas Unidades Acadêmicas da UFMG na região central de BH;
  • - Planejamento, produção e avaliação de eventos;
  • - Produção de material institucional;
  • - Participação nas atividades administrativas de planejamento e gestão da PRAE;
  • - Contribuição com o acolhimento na Recepção de Calouros da UFMG durante o 1° semestre;
  • - Produção e realização de passeios no âmbito interno e externo das unidades da UFMG.
  • - Realização de campanhas no âmbito institucional.
  • - Acompanhamento das Chamadas PRAE.
  • - Articulação com Coletivos, Grupos e outras instâncias de representação estudantil.
  • - Animação das redes sociais relacionadas a PRAE.
  • - Desenvolvimento de estratégias de comunicação institucional.

 

IX– Dinâmica de Seleção

O processo de seleção será constituído por duas fases:

a)      Primeira fase: pré-seleção de candidatos(as) por meio de análise de seu percurso acadêmico e da carta de intenção. O resultado será publicado em 20 de fevereiro, nas páginas da Fump e da Prae;

b)      Segunda fase: entrevistas com os(as) selecionados(as) na primeira fase, a serem realizadas no dia 21 de fevereiro, em local e horário divulgados nas páginas da Fump e da Prae.

 

X – Treinamento e local do estágio

Os(as) estagiários(as) participarão de um evento de treinamento e formação no dia 22 de fevereiro, na sede da PRAE. As atividades do estágio ocorrerão no Espaço de Acolhimento e Informações do Programa Viver UFMG/Projeto Travessia, na Praça de Serviços, em unidades dos campi da UFMG em BH (Pampulha e Centro) e em outros locais, dependendo da demanda que as atividades de acolhimento apresentarem.

 

XI – Remuneração

O(a) estagiário(a) receberá uma bolsa de até R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês, exclusivamente durante o período de realização do estágio, proporcional aos dias dedicados ao projeto.

 

XII – Cronograma

Data

Atividade

12 de fevereiro de 2019

Início inscrição.

19 de fevereiro de 2019

Término inscrição.

20 de fevereiro de 2019

Publicação do resultado da primeira fase

21 de fevereiro de 2019

Realização das entrevistas e divulgação dos(das) estudantes selecionados(as)

22 de fevereiro de 2019

Treinamento e formação para o Estágio

 

Acesse aqui o formulário de manifestação de interesse no Projeto Travessia 2019/1.


Belo Horizonte, 12 de fevereiro de 2019.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis               Fundação Universitária Mendes Pimentel