04.10.2019

Segunda edição da manifestação para o Auxílio Material Acadêmico

CHAMADA PRAE / FUMP

PROGRAMA UFMG AUXÍLIO MATERIAL ACADÊMICO / 2º SEM/2019 – segunda edição

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), informa que no período de 4 a 8 de outubro de 2019 estará aberta a manifestação de interesse em participar do “Programa UFMG Auxílio Material Acadêmico”, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro a estudantes assistidos/as pela UFMG para aquisição de material acadêmico básico, contribuindo para a realização de atividades necessárias à sua formação.

Nesta edição da Chamada poderão solicitar o auxílio estudantes de graduação classificados socioeconomicamente pela Fump, regularmente matriculados e frequentes, que estejam cursando a sua primeira graduação.

Nesta edição do Programa, será disponibilizado o montante de R$ 146.400,00 (cento e quarenta e seis mil e quatrocentos reais), a ser custeado pelo Termo de Colaboração PRAE/FUMP n. 000879527/2018.

Critérios de acesso por ordem de prioridade:

- Prioridade 1: estudantes calouros (matrícula 2019), que acessarão esta modalidade de auxílio pela primeira vez, ou seja, estudantes cuja matricula não consta da lista de concessões publicada em 04/10/19, classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio;

- Prioridade 2: Estudantes classificados no nível I, II e III que estão cursando o terceiro período do curso de Odontologia, cuja matrícula não consta da lista de concessão publicada em 04/10/19, com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio;

- Prioridade 3: estudantes classificados socioeconomicamente como nível I, com matricula a partir de 2015/1, com menor renda bruta per capita, até o limite orçamentário disponibilizado nesta edição.

O auxílio financeiro será liberado aos estudantes selecionados por meio de depósito único em conta corrente, com valores assim escalonados:

- Nível I: auxílio de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

- Nível II: auxílio de R$ 300,00 (trezentos reais).

- Nível III: auxílio de R$ 200,00 (duzentos reais).

- Estudantes do curso de Odontologia, contemplados pelo Programa, que estejam cursando regularmente o terceiro período, posicionados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, receberão auxílio de R$ 1.000,00 (mil reais).

Estudantes que estiverem com pendência financeira na Fump poderão se inscrever, porém, caso contemplados, deverão regularizar a situação até o dia 15 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Estudantes assistidos que não tiverem conta corrente nos bancos do Brasil ou Santander, ou possuírem pendência em sua conta corrente, que impeça o depósito do auxílio, devem regularizar a situação até o dia 15 de outubro de 2019, ou não poderão receber o auxílio.

Procedimentos para acessar o Programa Auxílio Material Acadêmico

Nesta edição, a liberação do auxílio ocorrerá a partir do dia 20 de outubro de 2019. Para tanto, o estudante deverá:

- Fazer inscrição no período de 4 de outubro de 2019, a partir das 18 horas, até o dia 8 de outubro de 2019, às 18 horas, na “área do aluno”;

- Consultar no dia 11 de outubro de 2019 a lista dos contemplados/as nesta Chamada;

- Solicitar revisão da sua situação, caso não tenha sido contemplado por algum motivo que não tenha sido descrito no item “critérios de acesso por ordem de prioridade”, no dia 14 de outubro de 2019, através do e-mail css@fump.ufmg.br. A mensagem deve ser enviada com número de matrícula, CPF e nome completo do estudante, bem como o motivo da solicitação da revisão;

- Consultar respostas aos pedidos de revisão no dia 16 de outubro de 2019.

Atividade

Início inscrição.

Término inscrição.

De 9 a 10 de outubro

Análise das solicitações.

Divulgação dos estudantes contemplados.

Solicitação de revisão.

Análise dos pedidos de revisão.

Resposta aos pedidos de revisão.

A partir de 20 de outubro

Depósito do Auxílio (em conta corrente do estudante no Banco do Brasil ou Santander).

Condições:

Para fins de depósito do valor do auxílio, o estudante deverá:

- estar regularmente matriculado e frequente em um curso de graduação presencial na UFMG;

- possuir conta corrente no Banco do Brasil ou Santander, cujos dados tenham sido registrados junto à Fump.

Importante: serão considerados para fins de depósito do valor do Auxílio a validade do estudo socioeconômico do/a estudante, o seu nível socioeconômico e a inexistência de pendências financeiras com a Fump.

Atenção:

a)    estudantes contemplados não precisarão se dirigir à Fump para assinatura do Termo de Concessão. O auxílio será depositado diretamente na conta corrente do estudante a partir do dia 20 de outubro de 2019.

Clique aqui e faça a sua manifestação de interesse.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump)