20.10.2020

Edital PFPC 18/2020 - Centro de Comunicação da UFMG, Assessoria de Imprensa - seleção de candidato a estágio não obrigatório

Edital 18/2020 - Programa de Formação Profissional Complementar (PFPC)

Seleção de candidatos a estágio não obrigatório

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) torna público que, no período de 20 a 27 de outubro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos para uma vaga de estágio não obrigatório (20 horas semanais), para atuação no Programa de Formação Profissional Complementar (PFPC) do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), Assessoria de Imprensa.

DAS ATRIBUIÇÕES, PERFIL E REQUISITOS DA VAGA

São requisitos para a realização do estágio:

- Ser aluno do curso de Graduação presencial em Comunicação Social (Habilitação Jornalismo ou Relações Públicas), curso de Graduação presencial em Jornalismo ou curso de Graduação presencial em Relações Públicas, matriculado a partir do 3º período;

- Ser classificado socioeconomicamente pela Fump em um dos níveis I, II e III;

- Estar matriculado e frequente, atestado pelo Colegiado do curso ao qual o estudante está vinculado;

- Apresentar o Termo de Compromisso de Estágio - TCE assinado pelo Educando, pela parte concedente do estágio e pela Instituição de Ensino.

São atribuições do estagiário:

- Apoio no atendimento à imprensa;

- Redação de releases;

- Identificação de fontes do clipping e inserção no catálogo de fontes do Centro de Comunicação;

- Acompanhamento dos clippings de jornais, revistas, tvs, rádios e web;

- Monitoramento de perfis de empresas noticiosas e influenciadores em redes sociais.

Perfil desejado:

- Conhecimento de informática, ter flexibilidade para trocas eventuais de horários, ser pontual e assíduo.

DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

- A carga horária do estágio será de quatro horas diárias, totalizando vinte horas semanais, a serem cumpridas integralmente em sistema remoto durante a pandemia e de forma mista – presencial e remota - a partir do retorno das atividades presenciais.

DO VALOR DA BOLSA E DO PERÍODO DE ESTÁGIO

- Ao(a) EDUCANDO(A) será concedida, mensalmente, uma bolsa, no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).

- Será considerada, para efeito de cálculo do pagamento da bolsa, a frequência mensal do(a) EDUCANDO(A), deduzindo-se os dias faltantes não justificados, salvo na hipótese de compensação de horário.

- O(a) EDUCANDO(a) receberá auxílio transporte em pecúnia por dia efetivamente estagiado no valor correspondente a R$ 8,40 (oito reais e quarenta centavos), a partir do retorno das atividades presenciais.

- O período do estágio será de seis meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado por até dois anos, ou suspenso a qualquer momento, seja por decisão unilateral da UFMG ou do(a) EDUCANDO(A), seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. Para se inscrever, o(a) interessado(a) deverá enviar um e-mail para estagio@fump.ufmg.br, com o assunto: “Estágio PFPC” e o número do edital que deseja se inscrever, anexando os seguintes documentos:

a) Currículo Vitae;

b) Justificativa pelo interesse na vaga.

2.2. O(A) Candidato/a receberá um protocolo informando seu número de inscrição.

2.3. Fica facultado ao/a candidato/a se declarar como negro/a ou deficiente no momento da inscrição.

3. DA SELEÇÃO

3.1. A seleção será realizada entre os dias 29 de outubro a 4 de novembro 2020, em horário previamente agendado e informado por e-mail, em duas etapas:

- 1ª Etapa (Nota de 0 a 100) - Análise de currículo.

- 2ª Etapa (Nota de 0 a 100) – Entrevista em plataforma virtual. O áudio da entrevista será gravado, ficando isento o Programa de qualquer falha no sistema.

3.2. A nota final será dada pela média aritmética das notas das duas etapas.

3.3. Na hipótese de ocorrer empate de notas finais, como critério de desempate terá preferência, sucessivamente o/a candidato (a) que:

a) Tiver melhor Rendimento Semestral Global (RSG);

b) Tiver maior idade.

3.4. O resultado final será enviado por e-mail para todos(as) os(as) candidatos(as) e também estará disponível no portal da Fump (www.fump.ufmg.br), no dia 5 de novembro de 2020, a partir das 16 horas.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. Casos omissos ou não previstos no presente edital serão julgados pela comissão encarregada do presente processo seletivo.

4.2. A qualquer tempo este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), Assessoria de Imprensa seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza.

4.3. Os/As candidatos/as podem interpor recurso em qualquer etapa do processo seletivo. O prazo para o recurso é de dois dias e deverá ser enviado ao endereço estágio@fump.ufmg.br e a resposta do recurso será publicada no dia 09 de novembro, a partir das 16 horas, no portal da Fump (www.fump.ufmg.br).

4.4. O(a) aluno(a) bolsista não poderá acumular a atividade do PFPC com outras bolsas acadêmicas semelhantes.

Em caso de dúvidas referentes a este Edital, favor enviar um e-mail para estagio@fump.ufmg.br.

Belo Horizonte, 20 de outubro de 2020.

Fundação Universitária Mendes Pimentel