06.08.2018

Calouros classificados pela Fump podem manifestar interesse para acesso a bolsas

Os calouros de graduação da UFMG que ingressaram no 2º semestre de 2018 e que demandarem por assistência estudantil podem se manifestar para acessar uma ou mais bolsas de auxílio financeiro no período de 7 a 14 de agosto deste ano, aqui no portal da Fump.

Os estudantes que ainda não possuem a análise socioeconômica devem concluir o processo online até no máximo no dia 9 de agosto, para concorrem a essa primeira manifestação do 2º semestre de 2018.

O resultado será divulgado no portal da Fump no dia 16 de agosto de 2018.

Os estudantes serão chamados para entrevista com o assistente social de acompanhamento e liberação das bolsas no período de 20 a 31 de agosto de 2018. Essa chamada se dará por e-mail ou por telefone. É importante que os estudantes fiquem atentos à sua caixa de e-mail para evitar perder a data da entrevista, inclusive verificando a caixa de spam e também atualizando o número do telefone caso haja alteração. No dia do atendimento com o assistente social, o estudante deve estar regularmente matriculado na UFMG, com seu estudo socioeconômico e o nível de classificação validados.

Para o estudante veterano da UFMG (entrada até o 1º semestre de 2018) que ainda não acessa os programas de assistência estudantil, a análise de concessão de bolsas será realizada por meio do agendamento de horário com o assistente social de referência do seu curso, após a conclusão do seu estudo socioeconômico. Para realizar o agendamento, basta acessar a “Área do Aluno” no portal da Fump.

As bolsas são pagas por meio de depósito bancário exclusivamente na conta corrente do estudante no Banco do Brasil ou Santander.

Resumo das informações sobre as bolsas de auxílio financeiro

Bolsa Auxílio Transporte: benefício no valor de R$ 165,00 mensais para as despesas com deslocamento para a UFMG no decorrer do curso. É destinado a estudantes classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III que residem em Belo Horizonte ou região metropolitana da capital e em Montes Claros.

Bolsa de Manutenção Baeta Vianna: apoio financeiro mensal no valor de R$ 400,00 (integral) e de R$ 240,00 (parcial), destinado aos estudantes classificados no nível I, em sua primeira graduação.

Bolsa Auxílio Moradia: benefício no valor de R$ 500,00 mensais destinados aos estudantes de graduação inscritos no Programa Permanente de Moradia Universitária e classificados nos níveis I, II e III. O objetivo é auxiliar na manutenção de despesas com moradia (pagamento de uma república ou pensão), enquanto aguardam a seleção de vagas do Programa.

Bolsa Auxílio à Educação Pré-escolar: benefício no valor de R$ 200,00, destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis I, II e III que necessitam de apoio financeiro para garantir o cuidado educacional do(s) filho(s) com idade de 0 a 5 anos e 11 meses, enquanto frequentam as atividades acadêmicas.

Bolsa de Apoio Acadêmico Mendes Pimentel: benefício no valor de R$ 300,00 (integral) e de R$ 180,00 (parcial), destinado a estudantes de graduação classificados nos níveis II ou III, para custeio de despesas acadêmicas.