11.09.2017

Aberta manifestação para a Bolsa de Acesso a Material Acadêmico - segunda edição/2017

De 11 a 15 de setembro estará aberta a manifestação de interesse para o Programa de Bolsa de Acesso a Material Acadêmico. O Programa oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir material acadêmico básico, por meio de bolsa, facilitando a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação.

Poderão solicitar as bolsas estudantes que estiverem cursando a sua primeira graduação de cursos presenciais da UFMG, classificados socioeconomicamente pela Fump, regularmente matriculados e frequentes. O acesso por nível será liberado de acordo com o recurso financeiro disponível. Nesta edição do Programa, será disponibilizado o montante de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais)*, a ser custeado através do convênio nº 816175/2015.

*Errata: O valor de R$ 660.000,00 publicado anteriormente foi corrigido para R$ 960.000,00.

Terão acesso a essa Bolsa os estudantes por ordem de prioridade conforme os critérios abaixo:
- Prioridade 1: estudantes que acessarão esta modalidade de bolsa pela primeira vez, classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem.
- Prioridade 2: estudantes com matrícula a partir de 2013, classificados socioeconomicamente no nível I, com menor renda bruta per capita, até o limite orçamentário disponibilizado nesta edição.

O benefício será concedido aos estudantes por meio de bolsa única com valores escalonados:
- Nível I: bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais)
- Nível II: bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais)
- Nível III: bolsa de R$ 200,00 (duzentos reais)
- Estudantes do curso de Odontologia, contemplados pelo Programa, que estejam cursando regularmente o 3º período, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, receberão bolsa de R$ 1.000,00 (mil reais).

Os estudantes que estiverem com pendência financeira na Fump poderão se inscrever. Porém, se forem contemplados, deverão regularizar a situação até o dia 20 de setembro de 2017 ou não receberão a Bolsa.

Os estudantes que não tiverem conta corrente no Banco do Brasil ou possuírem pendência em sua conta corrente, que impeça o depósito da Bolsa, devem regularizar a situação até o dia 20 de setembro de 2017, ou terão a concessão da Bolsa cancelada.

Para a liberação da bolsa do segundo semestre de 2017, o estudante deverá:

- Fazer inscrição no período de 11 de setembro a partir das 17 horas até o dia 15 de setembro de 2017, às 18 horas nesse portal.
- Consultar no dia 19 de setembro de 2017 a lista dos selecionados.
- Solicitar revisão da sua situação, caso não tenha sido selecionado por algum motivo que não tenha sido descrito no item critério de acesso por ordem de prioridade no período de 19 a 20 de setembro de 2017, através do e-mail css@fump.ufmg.br. A mensagem deve ser enviada com número de matrícula, CPF e nome completo do estudante, bem como o motivo da solicitação da revisão.
- Consultar respostas aos pedidos de revisão no dia 22 de setembro de 2017.
- O pagamento da bolsa aos contemplados será no dia 23 de setembro de 2017.

Data      Atividade
11/09/17 às 17 horas    Início inscrição.
15/09/2017 às 18 horas    Término inscrição.
18/09/2017    Análise das solicitações.
19/09/2017    Divulgação dos estudantes contemplados.
19 e 20 de setembro de 2017    Período para solicitação de revisão.
21/09/2017    Análises dos pedidos de revisão
22/09/2017    Resposta aos pedidos de revisão
22/09/2017    Pagamento da Bolsa (depósito em conta corrente do estudante no Banco do Brasil).

Para fins de depósito do valor da bolsa, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial na UFMG e possuir conta corrente no Banco do Brasil, cujos dados tenham sido registrados junto à Fump.

Importante: serão considerados para fins de depósito do valor da Bolsa a validade do estudo socioeconômico, o nível de classificação e a inexistência de pendências financeiras com a Fump.

Atenção:
Os estudantes contemplados não precisarão se dirigir à Fump para assinatura do Termo de Concessão, e a Bolsa será depositada na conta corrente do estudante no dia 22 de setembro de 2017.

Clique aqui para fazer a sua manifestação de interesse.