27.04.2017

Aberta manifestação para a Bolsa de Acesso a Material Acadêmico - primeira edição/2017

De 27 de abril a 4 de maio estará aberta a manifestação de interesse para o Programa de Bolsa de Acesso a Material Acadêmico. O Programa oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir material acadêmico básico, por meio de Bolsa, facilitando a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação.

Poderão solicitar as bolsas estudantes que estiverem cursando a sua primeira graduação de cursos presenciais da UFMG, classificados socioeconomicamente pela Fump, regularmente matriculados e frequentes. O acesso por nível será liberado de acordo com o recurso financeiro disponível. Nesta edição do Programa, será disponibilizado o montante de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), a ser custeado através do convênio nº 816175/2015.

Terão acesso a essa Bolsa os estudantes por ordem de prioridade conforme os critérios abaixo:

- Prioridade 1: estudantes que acessarão esta modalidade de bolsa pela primeira vez, classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III, nesta ordem.
- Prioridade 2: estudantes classificados socioeconomicamente no nível I com menor renda bruta per capita, até o limite orçamentário disponibilizado nesta edição.

O benefício será concedido aos estudantes por meio de bolsa única com valores escalonados:
- Nível I: bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais)
- Nível II: bolsa de R$ 300,00 (trezentos reais)
- Nível III: bolsa de R$ 200,00 (duzentos reais)
- Estudantes do curso de Odontologia, contemplados pelo Programa, que estejam cursando regularmente o 3º período, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, receberão bolsa de R$ 1.000,00 (mil reais).

- Os estudantes que estiverem com pendência financeira na Fump poderão se inscrever. Porém, se forem contemplados, deverão regularizar a situação até o dia 12 de maio de 2017 ou não receberão a Bolsa.

- Os estudantes que não tiverem conta corrente no Banco do Brasil ou possuírem pendência em sua conta corrente, que impeça o depósito da Bolsa, devem regularizar a situação até o dia 12 de maio de 2017, ou terão a concessão da Bolsa cancelada.

A lista dos estudantes selecionados será divulgada no dia 8 de maio desse ano. Os estudantes contemplados não precisarão se dirigir à Fump para assinatura do Termo de Concessão, e a Bolsa será depositada na conta corrente do estudante a partir do dia 18 de maio.

O estudante que desejar solicitar a revisão de sua situação, caso não tenha sido selecionado por algum motivo que não tenha sido descrito nos itens de critério de acesso por ordem de prioridade, deve encaminhar para o e-mail css@fump.ufmg.br uma mensagem com número de matrícula, CPF, nome completo, bem como o motivo da solicitação da revisão.

As respostas aos pedidos de revisão serão disponibilizadas no dia 12 de maio de 2017.

Para fins de depósito do valor da bolsa, o estudante deverá:
- estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial na UFMG;
- possuir conta corrente no Banco do Brasil, cujos dados tenham sido registrados junto à Fump.
- importante: serão considerados para fins de depósito do valor da Bolsa a validade do estudo socioeconômico, o nível de classificação e a inexistência de pendências financeiras com a Fump.

Para realizar a sua manifestação de interesse clique aqui.

Mais informações sobre o Programa clique aqui ou em caso de dúvidas envie um e-mail para acolhimento@fump.ufmg.br