02.12.2020

Edital PFPC 38/2020 - Diretoria de Relações Internacionais – DRI, Setor de Comunicação - Seleção de candidatos a estágio não obrigatório

Edital PFPC 38/2020

Programa de Formação Profissional Complementar - Seleção de candidatos a estágio não obrigatório

A Fundação Universitária Mendes Pimentel - Fump torna público que, no período de 2 a 13 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos para duas vagas de estágio não obrigatório (20 horas semanais), para atuação no Programa de Formação Profissional Complementar (PFPC) da Diretoria de Relações Internacionais – DRI, Setor de Comunicação.

DAS ATRIBUIÇÕES, PERFIL E REQUISITOS DA VAGA:

São requisitos para a realização do estágio:

• Ser estudante de graduação da UFMG matriculados nos cursos de Letras, Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda;

• Ser classificado socioeconomicamente pela Fump em um dos níveis I, II e III;

• Estar matriculado e frequente, atestados pelo Colegiado do curso ao qual o estudante está vinculado;

• Apresentar o Termo de Compromisso de Estágio - TCE assinado pelo Educando, pela parte concedente do estágio e pela instituição de ensino.

São atribuições do estagiário:

Ter habilidade com produção de textos, para atuar como bolsista de redação/ jornalismo nas diversas atividades desenvolvidas pelo Setor de Comunicação da DRI.

• As atividades do bolsista incluem atualização de conteúdo em website e divulgação em redes sociais, produção e editoração de texto para peças gráficas, informativos da DRI e para comunicação interna na DRI e UFMG. Além disso, o bolsista realizará atendimento à imprensa e ao público, por e-mail, telefone e presencialmente, entre outras atividades. É desejável que o bolsista possua conhecimento de inglês.

DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO:

• Carga Horária: a carga horária do estágio será de quatro horas diárias, totalizando vinte horas semanais, a serem cumpridas integralmente em sistema remoto durante a pandemia e de forma presencial, a partir do retorno das atividades presenciais, sendo uma vaga de 9 às 13 horas e outra vaga de 13 às 17 horas.

DO VALOR DA BOLSA E DO PERÍODO DE ESTÁGIO:

• A UFMG concederá ao (á) EDUCANDO (A), mensalmente, uma bolsa, no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais). Será considerada, para efeito de cálculo do pagamento da bolsa, a freqüência mensal do EDUCANDO, deduzindo-se os dias faltantes não justificados, salvo na hipótese de compensação de horário.

• O/A EDUCANDO/A receberá auxílio-transporte em pecúnia por dia efetivamente estagiado no valor correspondente a R$ 8,40 (oito reais e quarenta centavos), a partir do retorno das atividades presenciais.

• O período do estágio será de 6 meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado por até dois anos, ou suspenso a qualquer momento, seja por decisão unilateral da UFMG ou do EDUCANDO, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. Para se inscrever, o/a interessado/a deverá enviar um email para estagio@fump.ufmg.br, com o assunto: Estágio PFPC, anexando os seguintes documentos:

a) Currículo Vitae;

b) Justificativa pelo interesse na vaga.

2.2. O Candidato receberá um protocolo informando seu número de inscrição.

2.3. Fica facultado ao candidato se declarar como negro ou deficiente no momento da inscrição.

3. DA SELEÇÃO

3.1. A seleção será realizada entre os dias 10 a 14 de dezembro de 2020, em horário previamente agendado e informado por e-mail, em três etapas:

1ª Etapa (Nota de 0 a 100) - Análise de currículo.

2ª Etapa (Nota de 0 a 100) – Entrevista em plataforma virtual. O áudio da entrevista será gravado, ficando isento o Programa de qualquer falha no sistema.

3ª Etapa (Nota de 0 a 100) - Produção de um texto a partir de um excerto de uma entrevista.

3.2. A nota final será dada pela média aritmética das notas das três etapas;

3.3. Na hipótese de ocorrer empate de notas finais, como critério de desempate terá preferência, sucessivamente o candidato que:

a) Tiver melhor Rendimento Semestral Global (RSG);

b) Tiver maior idade.

3.4. O resultado final será enviado por email para todos/as os/as candidatos/as e também estará disponível na homepage da FUMP www.fump.ufmg.br no dia 15 de dezembro, após as 16 horas

4. DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. Casos omissos ou não previstos no presente edital serão julgados pela comissão encarregada do presente processo seletivo;

4.2. A qualquer tempo este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG/ DRI, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza.

4.3. Os/As candidatos/as podem interpor recurso em qualquer etapa do processo seletivo. O prazo para o recurso é de dois dias e deverá ser enviado ao endereço estágio@fump.ufmg.br e a resposta do recurso será publicada no dia 19 de dezembro, após as 16 horas na homepage da FUMP www.fump.ufmg.br

4.4. O (a) aluno(a) bolsista não poderá acumular a atividade do PFPC com outras bolsas acadêmicas semelhantes.

Em caso de dúvidas referentes a este Edital, favor enviar um email para estagio@fump.ufmg.br.

Belo Horizonte, 2 de dezembro de 2020.

Fundação Universitária Mendes Pimentel - Fump