O Programa Saúde do Estudante (PSE) foi desenvolvido pela Fump com o objetivo de estimular os estudantes assistidos pela Fundação a ampliarem a autonomia e a capacidade do cuidado à saúde.

O PSE também busca promover o intercâmbio de experiências e estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas que visem o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à atenção primária à saúde e viabilizar parcerias com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que compõe a Secretaria Municipal de Saúde para fortalecimento da atenção à saúde aos estudantes.
 
Em Belo Horizonte, o Programa compreende o atendimento médico, odontológico e psicológico aos estudantes assistidos. Os atendimentos médico e psicológico são realizados na Sede da Fump, localizada na Av. Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José, ao lado do campus Pampulha. Já o atendimento odontológico é realizado na Faculdade de Odontologia da UFMG.

Em Montes Claros a equipe de saúde é composta por agente de saúde, técnico em enfermagem, enfermeira, psicóloga e médico e, o atendimento é realizado na “Casa da Saúde” localizada no campus da UFMG em Montes Claros ou na Unidade de Saúde de referência do estudante.  Já o atendimento odontológico ocorre na rede credenciada.