Os benefícios oferecidos pela Fump são para os estudantes de graduação de cursos presenciais da UFMG, regularmente matriculados e frequentes que necessitam de algum apoio para sua permanência na Universidade. 

O procedimento para solicitar a análise socioeconômica é bem simples. O estudante que preenche e reúne os documentos de forma correta recebe uma resposta em, no máximo, 30 dias. A seguir os passos para solicitar a análise socioeconômica: 


01 - Ser estudante da UFMG – A Fump é voltada exclusivamente para a assistência aos estudantes de graduação de cursos presenciais da UFMG regulamente matriculados e frequentes. 

02 - Preencher questionário socioeconômico – A solicitação da análise socieconômica é feita pelo estudante, a partir do preenchimento do questionário. Todas as informações, como escolaridade, renda e bens do alunos e dos membros do núcleo familiar, devem ser fornecidas com total veracidade. Os estudantes podem preencher o questionário em qualquer época do ano.

03 - Reunir documentos - Após o preenchimento do questionário, a Fump enviará para o e-mail do estudante uma lista específica de documentos de acordo com as informações registradas. Exemplo: se o estudante responder que os pais são divorciados, na lista será solicitada a certidão de casamento com averbação de divórcio e o comprovante de pensão alimentícia. 

04 - Levar documentos à Fump – Os estudantes devem levar os documentos solicitados à unidade da Fump do campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou à sede (Av. Antônio Abrahão Caram, 610, bairro São José) ou à Unidade Montes Claros no campus Montes Claros.

05 - Triagem – Um funcionário da Fump confere se o estudante está com todos os documentos solicitados, faz o protocolo e encaminha a documentação para a análise socioeconômica. 

06 - Análise – A Fump possui uma metodologia específica de análise socioeconômica composta por um conjunto de indicadores sociais, econômicos e culturais. Alguns desses indicadores são pontuados e comporão uma expressão matemática, cujo resultado determinará o nível de classificação do estudante.

07 - Entrevista – Se houver qualquer dúvida em relação aos dados informados pelo estudante, ele será chamado para uma entrevista com um assistente social. Em alguns casos é realizada também visita domiciliar ou são solicitados documentos complementares.

08 - Resultado – O estudante recebe, por e-mail, o resultado de sua análise socieconômica. Os alunos que, no conjunto dos indicadores sociais, econômicos e culturais de seu contexto familiar, não conseguem manter suas necessidades básicas e complementares na Universidade podem ser classificados em:   

- Nível I: estudantes que apresentam grande dificuldade para se manter na Universidade (alimentação, moradia, transporte e material escolar).

- Nível II: estudantes que apresentam nível de dificuldade intermediária para se manter na Universidade (alimentação, moradia, transporte e material escolar).

- Nível III: estudantes que apresentam baixo grau de dificuldade para se manter na Universidade.

 


09 - Solicitar benefícios – Após o resultado da classificação socioeconômica, o estudante precisa realizar sua inscrição para acessar os programas, bem como agendar horário de atendimento com o assistente social de referência do seu curso.

10 - Tentar outra vez - O estudante que passou por análise socioeconômica e não foi classificado pode solicitar nova análise, caso ocorra alguma alteração em seu contexto familiar. O aluno não precisa preencher novo questionário, já que seus dados estão registrados no sistema. Nesse caso, ele deve entrar em contato com a Fump para marcar uma entrevista com um assistente social. 

11 - Renovação – Por um período de no máximo dois anos, os estudantes assistidos devem renovar a análise socioeconômica. Com um mês de antecedência é enviado um e-mail para os alunos com as orientações para esse procedimento. É importante que eles atendam a convocação no prazo estipulado para que o acesso aos programas não seja prejudicado. Caso não recebam o e-mail, os estudantes devem procurar a Fump.


Acesse aqui o Questionário Socioeconômico