Segundo o Artigo 1º da Resolução nº 07/2004, de 02 de setembro de 2004, do Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais: “Em cursos de Extensão e de Pós-graduação Lato Sensu, cujo orçamento inclua a cobrança de taxas ou mensalidades de seus alunos, deverão ser reservadas pelo menos 10% das vagas para participação gratuita de candidatos carentes e de servidores da UFMG, sempre que aprovados em processo seletivo.”

Esta Resolução define que as Pró-Reitorias de Extensão e de Pós-graduação, com o auxílio da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), estabelecerão procedimentos para a caracterização da situação de necessidade de acesso a bolsa dos candidatos (estudantes da UFMG e comunidade externa).

Os candidatos deverão passar pelo processo de análise socioeconômica aplicado pela Fump, especificamente para obtenção da classificação socioeconômica, que subsidiará a coordenação do curso no processo de seleção das bolsas.

Esta classificação não permitirá o acesso a qualquer outro programa oferecido por esta Instituição – que são reservados aos estudantes já matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação e cujo acesso se inicia pelo preenchimento de outro tipo de Questionário Socioeconômico, específico para esses casos.

Leia com cuidado e atenção cada tela do questionário socioeconômico. Após preencher cada página e seguir para a próxima não será possível alterar as informações fornecidas anteriormente.

1. Preenchimento dos Dados do Candidato e do Núcleo Familiar

A primeira página é para o preenchimento dos dados do candidato. Nessa parte é necessário preencher as informações do estudante como nome completo, estado civil, situação de trabalho, cargo/ profissão e renda devem ser informados.

Logo abaixo serão solicitados os dados de todos os membros que compõem o núcleo familiar do candidato. Dados como, nome completo, grau de parentesco, grau de instrução, situação de trabalho, cargo/ profissão e renda bruta mensal, devem ser preenchidos.

Em seguida serão solicitados os dados do(s) veículo(s) do núcleo familiar, bem como do(s) imóvel(s) pertencente(s) ao núcleo familiar (além do imóvel que serve de residência).
A Fump considera como núcleo familiar:

•  Para o candidato solteiro: o próprio estudante, mãe/madrasta, pai/padrasto, filhos solteiros e irmãos solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.
•  Para o candidato casado: o próprio estudante, cônjuge/companheiro e filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e do local de moradia) e outros.
• Para o candidato viúvo: o próprio estudante, filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.
• Para o candidato separado: o próprio estudante, filhos/enteados solteiros (independentemente da idade e local de moradia) e outros.

Após o preenchimento dos dados do candidato e do núcleo familiar será solicitado, no campo específico, o nome do provedor  deste núcleo familiar. O provedor é aquela pessoa que mais contribui para o sustento da família e é considerada a referência da unidade domiciliar do núcleo familiar.

2. Digitalização dos documentos solicitados, conforme preenchimento do formulário

Na segunda etapa é solicitado, através do e-mail fornecido pelo candidato, as comprovações documentais de todas as informações fornecidas no questionário socioeconômico. Portanto é necessário que os documentos sejam scaneados e salvos no formato PDF.

3. Anexar todos os documentos scaneados e salvos em PDF

Para anexar a documentação no portal da Fump o candidato deve seguir o passo a passo:

•    Acesse Área do Aluno, link “questionário socioeconômico”, depois link “ver detalhes”. Clique no ícone “do-cumentos”. Aparecerá a lista com cada documento a ser anexado. Clique na pasta “ação” para anexar o do-cumento em PDF.

Somente após clicar em “finalizar entrega” é que será iniciado o processo de análise socioeconômica. Não é permitido o envio de documentos por e-mail.

4. Resposta da classificação

Para comprovar a sua classificação socioeconômica junto a coordenação de seu curso, o candidato deverá solicitar à Fump a declaração.

        

Faça aqui o preenchimento do questionário socioeconômico para cursos de extensão.