Para saber se você foi um dos selecionados, clique aqui.

Em caso de dúvidas ligue para (31) 3409.8470/3970 ou envie um e-mail para css@fump.ufmg.br

Em Montes Claros, ligue para (38) 3213.9867 ou envie e-mail para cmc@fump.fumg.br



O Programa

A Bolsa de Acesso à Informação Digital oferece aos estudantes a oportunidade de adquirirem um notebook com o objetivo de facilitar a inclusão digital e a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação.
O benefício é limitado a um único acesso ao Programa durante toda a trajetória acadêmica do estudante na UFMG. Caso o estudante contemplado no Programa desista da vaga na UFMG antes de dois anos de curso deverá devolver imediatamente o equipamento à Fump, que providenciará sua doação.

Critérios de acesso

Terão prioridade ao Programa os estudantes que solicitarem acesso à Bolsa e que:


- Sejam classificados socioeconomicamente pela Fump no Nível I;

- Estejam cursando o 1º e o 2º períodos do curso, respectivamente;

- Estejam regularmente matriculados e frequentes no curso;

- Estejam na primeira graduação de cursos presenciais da UFMG.


Critérios de acesso por ordem de prioridade:
1º) Nível de classificação I.

2º) Menor renda per capita do grupo familiar.

3º) Estar em acompanhamento socioassistencial com o Serviço Social da Fump.


É importante esclarecer que o Programa atenderá prioritariamente os estudantes classificados no nível I, cursando o 1º ou 2º períodos, nesta ordem. Caso o número de acadêmicos inscritos e selecionados seja menor do que as Bolsas disponíveis por semestre, será aberto um novo período de inscrições para contemplar os estudantes nível I que estão cursando o 3º e 4º períodos, também nesta ordem. Se ainda houver recursos disponíveis após essa etapa, serão abertas as inscrições para os estudantes nível I dos demais períodos.

O benefício será concedido aos estudantes por meio de Bolsa no valor de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais). O valor será depositado em conta-corrente do banco do Brasil para a aquisição de um notebook com a seguinte configuração mínima:
- Memória RAM de 4 Gb ou superior;

- HD com 500 Gb ou superior;

- Tela com mínimo de 14 polegadas;

- Processador com 1.7 ghz ou superior.

O Notebook adquirido deverá ser novo, possuir garantia do fabricante de no mínimo 12 meses para reposição de peças e mão de obra. O estudante tem a opção de adquirir um notebook com valor superior à Bolsa. Contudo, essa diferença deverá ser arcada por ele.

Não será permitida a compra de netbooks, tablets, computadores desktop ou similares.Os estudantes que estiverem com pendência financeira na Fump poderão se inscrever. Contudo, se forem selecionados, deverão regularizar a situação até o dia do atendimento no Programa ou então não serão atendidos.
Os contemplados deverão comprovar a aquisição do notebook por meio de apresentação de nota fiscal, até 40 dias após a data de recebimento da Bolsa. A nota fiscal deverá estar com data posterior à assinatura do Termo de Concessão.


Seleção para a bolsa

A seleção para a bolsa de Acesso à Informação Digital ocorrerá a cada semestre letivo conforme disponibilidade orçamentária e será amplamente divulgada junto à comunidade acadêmica.