BOLSA PERMANÊNCIA

 

O Programa

O Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC) é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Estudantes do curso de graduação em Medicina, indígenas e quilombolas da UFMG que atenderem aos critérios da Bolsa, podem concorrer ao benefício.

A bolsa de R$ 400 será concedida a alunos que tenham renda per capta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e que atendam aos outros critérios do Programa. Para indígenas matriculados em cursos de graduação, a bolsa será de R$ 900, com a exigência de que os estudantes residam nas aldeias, independentemente da carga horária.

Embora o Programa de Bolsa Permanência seja aberto a estudantes de todos os cursos de graduação, na UFMG a exigência de carga horária diária média igual ou superior a cinco horas restringe a possibilidade de adesão aos alunos de Medicina, além dos indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

O cálculo da carga horária diária é feito a partir da divisão da carga horária total do curso pelo número de dias letivos.

 

Critérios de acesso

Poderá receber a Bolsa o estudante que cumprir cumulativamente as seguintes condições:
- Possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio.
- Estar matriculado em curso de graduação com carga horária diária média superior ou igual a cinco horas diárias.
- Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar.
- Ter assinado o termo de compromisso.
- Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) no âmbito do sistema de informação do Programa.


Inscrição

Para participar do Programa é necessário preencher o questionário sociocultural com informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico no site do MEC: clique aqui.

Depois de preencher questionário sociocultural, o estudante deve protocolar os documentos exigidos, na unidade da Fump no campus Pampulha, ao lado do RU Setorial II e na Unidade Montes Claros. Junto com os documentos, o aluno deve entregar o Termo de Compromisso do Bolsista. Veja aqui a lista dos documentos e o termo de compromisso: Download do Arquivo Doc_Bolsa_ Permanencia.pdf


Veja aqui a Portaria nº 389 e a Resolução nº 13, do MEC, ambas de 9 de maio de 2013.