Contribuição Voluntária para a Assistência Estudantil da UFMG
A cada ano mais de 170 mil estudantes tentam ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que mostra que estudar na UFMG é um projeto de vida de milhares de jovens. Vencida a etapa do acirrado processo seletivo alguns ainda têm outro grande desafio: como se manter na Universidade?

A política de assistência estudantil da UFMG é executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), instituição sem fins lucrativos criada há 90 anos para auxiliar a permanência de estudantes de baixa condição socioeconômica na Universidade.
 
A principal fonte de financiamento é o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), mas os recursos governamentais não são suficientes para atender a toda a demanda. É por isso que a Fump conta com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Nos anos anteriores as doações para a assistência estudantil da UFMG eram realizadas através de um boleto que a Fump enviava para a casa dos estudantes. Agora a Fundação entra em contato com ex-alunos, professores e comunidade universitária convidando essas pessoas para doarem para a assistência estudantil.


Você pode ajudar a Fump a garantir, aos estudantes que necessitem, condições plenas para concluir seus estudos.

Para fazer a doação você pode escolher uma das opções abaixo:

 


Depósito ou transferência bancária

- Banco do Brasil. Agência: 1615-2. Conta 6919-1. CNPJ da Fump: 17.220.583.0001-69


Envio de boleto
- Basta encaminhar um e-mail para comunica@fump.ufmg.br informando seu nome, CPF e o valor que deseja doar.

 

 

Como funcionam as doações?
O doador escolhe o valor mais confortável. As doações podem ser mensais, semestrais ou anuais.
As doações são convertidas para a Bolsa Apadrinhamento, que é destinada aos estudantes de primeira graduação, classificados socioeconomicamente pela Fump no nível I, que apresentam bom desempenho acadêmico. A bolsa mensal tem o valor de R$ 400,00.
Se o doador preferir podemos agendar uma visita e explicar pessoalmente todos os detalhes da Bolsa e da seleção dos estudantes. 
 
 
Prestação de contas
Na página da Prestação de Contas da Fump está disponível como é utilizada verba de doação recebida pela Fundação e também a destinação de financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
 
90 anos da Assistência Estudantil
Em 7 de setembro de 2019 a Fump completou 90 anos. E para celebrar essa data tão importante a UFMG criou um vídeo sobre como as doações auxiliam a trajetória dos estudantes assistidos. Confira o vídeo no YouTube da UFMG.

 

Participar da campanha de contribuição voluntária é uma atitude cidadã em favor de uma universidade pública realmente democrática e igualitária.