Clique aqui para preencher o questionário.

 

Revalidação de Diplomas de Graduação

Conforme o Art. 4º da Resolução nº 02/2010, de 16 de março de 2010, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estabeleceu, no uso de suas atribuições, que a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) é a responsável pela análise socioeconômica dos candidatos à isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição para os protocolos de processos de Revalidação de Diplomas de Graduação obtidos no exterior.

A Universidade deverá divulgar o procedimento a ser adotado pelo candidato para solicitação de isenção, total ou parcial, da taxa de inscrição. 

Os candidatos deverão passar pelo processo de análise socioeconômica aplicado pela Fump, especificamente para obtenção da classificação socioeconômica, que subsidiará a Universidade no processo de isenção de taxa.

Essa classificação não permitirá o acesso aos outros programas oferecidos pela Fump  que são reservados aos estudantes já matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação e cujo acesso se inicia pelo preenchimento de outro tipo de Questionário Socioeconômico, específico para esses casos.

Deste modo, o candidato deve cumprir atentamente as seguintes etapas:

- Preencher corretamente o cadastro/identificação do candidato e o Questionário Socioeconômico Simplificado disponibilizado nesta página. A lista de documentos será enviada ao candidato, por e-mail, após o preenchimento do Questionário Socioeconômico Simplificado.

- Protocolar na Fump toda a documentação que for solicitada inicialmente, seguindo as normas legais e cabíveis, para a realização da análise socioeconômica.

 

O preenchimento completo do cadastro/identificação do candidato e do Questionário Socioeconômico Simplificado, as informações prestadas e a entrega da documentação comprobatória no prazo estipulado são de inteira responsabilidade do candidato e constituem condições básicas para sua participação no processo de análise socioeconômica realizado pela equipe técnica de assistentes sociais da Fump.

Cabe ressaltar ainda que é de inteira responsabilidade do candidato confirmar, junto à Universidade, sua situação no que concerne à solicitação da isenção da taxa.